Brasília está sediando a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). Com o eixo temático “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, as plenárias e rodas de debates ocorrem até quarta-feira (5) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A programação também prevê a realização de um ato em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais de quatro mil representantes de estados, municípios e movimentos sociais estão deliberando sobre diretrizes e propostas elaboradas em etapas preparatórias, que contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo o país.
Uma comitiva com representantes de diversos municípios da Bahia, entre eles Araci, Itiúba, Santaluz e Valente, situados na região sisaleira, está participando do encontro.
O resultado da etapa nacional será contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024 a 2027.
“Não é um evento, é o final de um processo que culmina na etapa nacional. Uma construção que envolveu mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Quem chega na conferência nacional são pessoas eleitas delegadas nos diversos espaços de possibilidades de opinarem e debaterem propostas. E não são só pessoas, elas vêm representar propostas e diretrizes que foram aprovadas nas conferências”, destacou o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário