Com a definição das semifinais do Baianão, Jacuipense e Itabuna garantiram vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro de 2024. Ainda na disputa da edição deste ano, o Bahia completa o trio de representantes do estado no torneio nacional da próxima temporada.
Com a mudança no regulamento, as três vagas da FBF na Copa do Brasil ficarão com as três melhores equipes do Baianão. Classificados, Bahia e Jacuipense decidirão o título da competição estadual deste ano. Já o Itabuna disputará o torneio nacional pela primeira vez na sua história por terminar com a terceira melhor campanha onde somou 18 pontos em 11 jogos disputados, obtendo cinco vitórias, três empates e duas derrotas.
Já o terceiro representante do futebol baiano na Série D ainda será definida pela FBF. Pelo regulamento do Baianão, a terceira vaga ficará com o campão da Copa Governador de 2023. Apesar de sempre estar presente no calendário da FBF, a competição não é realizada desde 2016, cujo último campeão foi o Vitória da Conquista. Caso ela não seja disputada e nenhuma outra seja criada no lugar, a Juazeirense, que ficou em quarto na classificação geral, herdará o direito de jogar a quarta divisão nacional em 2024.
Além disso, existe a possibilidade do Jacuipense conquistar o acesso à Série C de 2024. O time de Riachão do Jacuípe está na disputa da quarta divisão deste ano, onde foi sorteado no Grupo A4 ao lado de ASA-AL, Cruzeiro-AL, Falcon-SE, Retrô-PE, Sergipe, além dos conterrâneos Atlético de Alagoinhas e Bahia de Feira. Caso, isso aconteça, o Tricolo feirense seria o contemplado.
A final do Baianão deste ano entre Bahia e Jacuipense será disputada em dois jogos. O primeiro está inicialmente programado para o dia 2 de abril, um domingo, na Arena Valfredão, enquanto o segundo ficou agendado para a semana seguinte, 9 do mesmo mês, na Arena Fonte Nova. Mas a FBF ainda oficializará as datas do confronto.
Do Portal Bahia Notícias/Por Leandro Aragão/Foto: Lucas Pena / EC Jacuipense
Nenhum comentário:
Postar um comentário