O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que “não tem sentido” político ou militar ocupar a Ucrânia utilizando armas nucleares. Em declaração feita nesta quinta-feira (27), o presidente russo disse que só usaria o armamento para defender o “território” russo. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo.
"Nunca dissemos nada proativamente sobre armas nucleares. Só usaríamos para defender a integridade de nosso território", afirmou Putin, que voltou a dizer que Kiev está planejando um ataque com uma bomba suja, artefato rudimentar de dispersão de radiação.
"Sabemos onde está sendo feito e como querem usar, talvez com um míssil Tochka-U. Querem provocar uma reação nossa, um ataque nuclear. Não faz sentido para nós fazermos isso, nem politicamente, nem militarmente. Assim como não fazia sentido para os EUA atacar o Japão [duas vezes com a bomba atômica] em 1945, a máquina militar já estava quebrada".
A questão colocada é que os quatro novos nacos da Ucrânia que Putin anexou no fim de setembro são, na visão russa, território de Moscou. E lá há disputa territorial em curso, o que enseja a especulação atômica.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário