Pelo terceiro ano consecutivo equipes de emergências ambientais do Ibama realizam salvamento de peixes ameaçados pela seca na lagoa de Itaparica, em Xique-Xique, na região norte da Bahia.
Desde 2017, conforme o órgão, cerca de 230 mil animais foram resgatados e transportados para o Rio São Francisco. Neste ano já foram transferidos 50 mil peixes na primeira etapa da ação. A transferência é realizada em recipiente apropriado [transfish] e todo o processo é monitorado por analistas do Ibama, que controlam os níveis de salinidade e oxigenação da água.
Dentre as espécies resgatadas estão cascudo, corvina, curimatã, mandi amarelo, piau, piaba, carí, traíra, pescada, sarapó e surubim. Segundo o Ibama, a ação emergencial tem a finalidade de minimizar a mortandade de peixes, além de combater ilícitos ambientais que agravam impactos ambientais na região, como desmatamento, pesca predatória, lançamento inadequado de efluentes na água e ocupação irregular em Áreas de Preservação Permanente (APPs), entre outros.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário