A Bahia foi o estado do Nordeste que mais gerou empregos entre janeiro e julho deste ano, segundo informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho. De acordo com os dados, pouco mais de 28 mil novos postos de trabalho foram criados no estado, comparando contratações e demissões ocorridas no período. No ranking nacional, a Bahia ocupa a sexta colocação.
Em Salvador, o comércio e os serviços são os setores que mais contribuem. No entanto, o desemprego ainda continua assustando. No estado, mais de um milhão pessoas estão sem trabalho com carteira assinada. Na capital, quase 18% da população economicamente ativa está desempregada.
Em cada currículo, a esperança de voltar pra o mercado de trabalho ou conseguir o primeiro emprego. Amélia Sousa é gestora de Recursos Humanos e tem a missão de selecionar os candidatos de acordo com a função. Para uma das seleções foram quase 3,5 mil currículos para 16 vagas em uma padaria.
Deisiane está entre os selecionados para a entrevista final. Ela é cozinheira e perdeu o emprego no começo do ano. Nesse tempo tem feito bicos para sobreviver, mas quer a segurança da carteira assinada. “Eu quero assinar minha carteira. Quero entrar no mercado de trabalho, porque você se sente mais segura”, fala.
Do Portal NS/Fonte: TV Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário