O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, anunciou nesta quarta-feira (12), ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, que a instituição financeira vai devolver R$ 3 bilhões ao governo federal, segundo informou o G1.
Esses recursos, contudo, não podem ser contabilizados como receitas primárias, ou seja, para uso no orçamento da União em gastos dos ministérios. Os valores são classificados como financeiros e, deste modo, podem ser utilizados apenas para o abatimento da dívida pública.
“Essa é uma determinação do ministro Guedes [a devolução dos recursos]. Não é discussão de ‘management’ [gerenciamento]. É uma decisão de governo que nós vamos devolver o dinheiro”, declarou Guimarães. Segundo ele, a estratégia da instituição financeira é de devolver outros R$ 17 bilhões até o fim de 2019.
Conforme o Bahia Notícias, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou em entrevista coletiva que a função da Caixa não é “emprestar bilhões” para empresas como a Petrobras e a Odebrecht.
Na avaliação do ministro, o banco estatal deve pulverizar o empréstimo de recursos para a população que precisa de fontes de financiamento para adquirir bens e serviços – em uma espécie de mea culpa do papel social da Caixa.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário