Uma ação sua vale a nossa sobrevivência. Defenda a nossa natureza nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Serrinha |
Os moradores das comunidades de Camiranga, Água Boa, Morro da Ilha, Porteira, Recanto, Lagoa Grande, Mombaça de Dó, Licurituba, Sorocaba, Três Estradas, Mombaça de Maria Valentina, Macambira, Sete Ferros e Lagoa Seca estão conclamando a população serrinhense para se fazer presente na Câmara de Vereadores de Serrinha nesta quarta-feira, dia 24 de abril, às 8:30 da manhã.
O motivo deste convite é a preocupação com o nosso meio ambiente e os efeitos que um aterro sanitário ou lixão trará não só para estas comunidades, mas para o município por um todo e a região também.
Segundo um morador da Camiranga, a convocação é para participar da audiência pública referente à implantação de um aterro sanitário que estão construindo na Cajuba próximo às áreas produtivas, mananciais, poços artesianos e a população.
De acordo com esta pessoa, o tema não interessa apenas a eles que moram nesta região onde querem implantar, mas a população de modo geral e pede que todos os serrinhense venham participar do ato para dizer não aos interesses dos capitalistas de Serrinha, que não se preocupam com a natureza, com o meio ambiente.
"Várias cidades da região bebem da água que vem de Biritinga e este aterro pode atingir este lençol freático e poluir toda esta água. Caso haja um acidente, quem vai arcar com as consequências?", alerta o morador que prefere não se identificar de maneira individual, porque segundo ele, não é uma luta de um, mas de todos.
Ele ainda destaca: "Nosso texto base com um abaixo assinado que direcionamos aos órgãos competentes não é contra a criação do aterro, já que o lixo é gerado por todos e tem que ser destinado a um lugar dentro da legalidade. Mas, não aceitamos na nossa região".
"A população não foi consultada se aceitaria ou não esta implantação. Vai nos trazer enormes prejuízos: haver a proliferação de insetos e animais peçonhentos, contaminação do lençol freático, geração do gás metano, chorume, desvalorização da terra e doenças futuras", salientou.
Uma senhora de 84 anos de idade da comunidade de Lagoa Seca disse que nunca imaginaria que um dia estaria passando por esta situação e perguntou: "A quem interessa? Quem vai ganhar com isso? Quem está por trás disso? Eu acho que eles deviam nos respeitar! Sempre vivemos felizes nesta comunidade e agora vem este tormento. Será que vamos ter que vender o que é da gente e ir embora?"
Tudo que foi citado e desabafado pelos moradores tem muita lógica e sentido. Porque jogar o lixo de 10 cidades da região, justamente, em solo serrinhense? Porque cada um não resolve o problema do seu lixo? Quem é o beneficiado, o grande interessado neste presente de grego para o povo? Será que a Zona Azul e o Presídio Cebolão não foram suficiente? Não já trouxeram transtornos demais para a população? Estão achando que Serrinha tem uma população composta de cordeiros, que não reclama de nada? Que aceita tudo?
Pois é! Mas acho que tudo tem limite! Está na hora destes políticos de Serrinha reverem seus conceitos antes que o pior aconteça, como aconteceu em Mariana, Brumadinho e outros.
Grande presente para o povo senhor prefeito de Serrinha! Está na hora de dar uma resposta satisfatória, antes que seja tarde demais!
E para finalizar: quem é que vai lucrar com isso?!
Por Cival Anjos
Um comentário:
Quem lucra ele né o prefeito de Serrinha 😡😡😡😡😡😡
Postar um comentário