No último dia primeiro de março de dois mil e dezenove, uma sexta-feira, o prefeito de Serrinha fez uma publicação no Diário Oficial onde está contratando uma empresa, sem licitação, para ministrar um curso aos profissionais da educação 'efetivos'.
Parte do teor da publicação diz o seguinte:
"O Prefeito do Município de Serrinha, BA, torna pública a contratação: Fundamentação: Art. 59, XII da Lei 9.433/2005 e art. 24, XIII, da Lei 8.666/93 e alterações posteriores.
Contratante: Município de Serrinha - Bahia
Contratado: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades - Ibradesc
Objeto: Contratação de empresa para realização de programa de formação, capacitação e aperfeiçoamento de servidores efetivos vinculados ao Fundo Municipal de Educação
Assinatura: 26.02.2019 Vigência: 26.02.2019 a 26.02.2020
Valor: R$ 2.417.580,00 (Dois milhões, quatrocentos e dezessete mil, quinhentos e oitenta reais)".
Olhe que não está se falando de R$ 2.417,58 (Dois mil quatrocentos e dezessete reais e cinquenta e oito centavos). Aí acrescenta-se mais três zeros! Estamos falando de milhões. Contratar uma empresa por um valor astronômico deste e sem usar a praxe que é a licitação.
Vendo isto, o atual vice-prefeito do município de Serrinha-Bahia, Adalberto Dutra Rocha "Berg da Aragom", do DEM, tomou partido e gravou um vídeo relatando a situação, que para ele é vergonhosa e exigiu transparência e mais clareza por parte do prefeito Adriano Silva Lima, do MDB.
No vídeo que está repercutindo muito na cidade, de aproximadamente 84 mil habitantes, o vice-prefeito Berg da Aragom também faz um apelo para todos os vereadores do município e pede para que não deixem passar barato um contrato vergonhoso de quase 2 milhões e meio e sem licitar. Ele completa o vídeo pedindo para os edis debaterem o assunto na sessão desta quinta-feira, dia 14.
Em contato com o vereador Jorge Gonçalves, do PT ele afirmou que já esteve no Ministério Público e que vai levar o tema para discussão na sessão que acontece das 17h às 21h desta quinta-feira.
A população serrinhense também achou um absurdo este gasto enorme para um curso de capacitação de servidores. Estamos falando apenas dos servidores efetivos. Aí não estão incluídos os contratados.
Em pesquisa no Google sobre a empresa Ibradesc obtivemos esta resposta: "O IBRADESC – INSTITUTO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES, pessoa jurídica de direito privado, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, fundada em 16 de janeiro de 2004".
No seu site apresenta o endereço: Estrada do Côco, Km 34, Villa Chopps, Barra do Jacuípe- Camaçari - Ba - CEP.: 44.000-000. Em outras pesquisas localizamos mais informações não tão necessárias para esta matéria.
Encontramos também uma publicação do Site Jojô Notícias Clique aqui e veja esta notícias sobre um curso na Câmara de Vereadores de Porto Seguro.
Por Cival Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário