A alegria estampada no rosto, característica marcante da lavradora Raquel Barreto da Silva, é sinal de um sonho realizado após “uma vida inteira de luta”, como ela mesma diz. Aos 90 anos, a baiana que tem quatro filhos, oito netos e dois bisnetos conseguiu realizar uma meta de infância: concluir uma faculdade. Como “nunca é tarde para aprender”, frase que ela insiste em repetir ao falar do feito, ainda planeja uma pós-graduação após conseguir montar o tão desejado consultório de massoterapia.
Natural de Itajuípe, no sul da Bahia, Raquel terminou o ensino médio em 2009, aos 82 anos. Aos 85, começou a fazer cursinho e vestibulares na tentativa de ingressar no ensino superior. Conseguiu o objetivo um ano depois, após uma faculdade particular de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, a presentear com uma bolsa de estudos para o curso de estética e cosmética, depois de se comover com a vontade dela em aprender.
Ela concluiu o curso no final de 2016, mas a formatura ocorreu em março desse ano. A cerimônia ainda está na memória como se tivesse ocorrido ontem. “Eu me lembro de tudo, me lembro de cada mensagem de apoio e de cada aplauso na hora que eu me levantei para pegar o diploma. Quando eu tive o prazer de receber o diploma, percebi que quando a pessoa tem vontade de fazer uma coisa ela tem que correr atrás, seja ela jovem ou não”, destaca.
Na casa onde mora, Raquel exibe com orgulho os certificados de corte e costura, culinária e bordado, resultado de cursos que também fez. Espera, em breve, também expor na parede, em um quadro, o diploma do curso de computação que está realizando desde o início do ano.
Além disso, conta que criou, ao longo da vida, a habilidade de compor música e diz que está nos planos ainda aprender a tocar violão. “Já fiz uns 60 CDs, tudo com músicas com letra e voz minha. Sou compositora, gosto de música. Sei pouca coisa de violão e quero aprender mais. Vou entrar no curso. A gente tem que meter a cara. Nunca é tarde para isso. O segredo é não desistir”, destaca.
Do Portal NS/Fonte: G1 BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário