Nesta terça-feira (30), o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, reativou o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica, que estava desativado há mais de dois anos.
De acordo com informações do Governo do Estado, as duas primeiras cirurgias cardíacas foram realizadas marcando o primeiro mês de gestão da organização social Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil – responsável pela gestão do HEC desde o dia 1º de junho último.
A primeira beneficiada foi uma paciente prematura de apenas 44 dias e um quilo. Foi realizada uma Ligadura de Canal Arterial e está internada na UTI Neonatal por causa da prematuridade extrema e da cardiopatia. As duas cirurgias foram bem-sucedidas e as crianças estão na UTI para cuidados intensivos.
Este é o primeiro serviço de cirurgia cardíaca pediátrica fora da capital. Até o momento, o procedimento só era realizado nos Hospitais Ana Nery e Martagão Gesteira, localizados em Salvador. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), inicialmente serão realizadas duas cirurgias, a cada 15 dias, ampliando progressivamente o número de procedimentos, para que ocorram até dez cirurgias por mês.
A unidade de cardiologia clínica do HEC conta com diversos recursos diagnósticos, como Ecocardiografia e Angiotomografia, assistência pré e pós-operatória, enfermaria com oito leitos, além de 30 leitos de UTI e Semi-Intensiva, e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogo e assistente social. Segundo a Sesab, o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, atende à população de uma região que abrange 72 municípios, com cerca de 2,1 milhões de habitantes.
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário