As chuvas que há três semanas atingem Salvador já alcançam volumes históricos. De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, já choveu na cidade 60,5% a mais do que a média prevista para todo o mês de maio.
“Do dia 1º até o dia 20 [esta quarta-feira], foram registrados 577,7mm de chuvas. A média climatológica para os meses de maio, a partir de uma referência média de 30 anos, é de 359,9mm”, detalha.
Segundo Claudia Valéria, o volume de chuvas registrado nos 20 primeiros dias deste mês é o maior registrado para o período desde o ano de 1995. “Em 2003 e 2009, as chuvas também ultrapassaram o patamar dos 500mm. Em maio de 2003, foram 550,5mm. Em maio de 2009, foram 549,3mm”, explica.
Em relação às chuvas que atingem Salvador desde o início do mês de maio deste ano, Cláudia Valéria conta que o maior volume foi registrado nesta quarta-feira (20). Desde a madrugada, foram registrados na capital baiana 105,4mm. Nos demais dias de chuvas fortes foi registrado na cidade um volume médio de 93mm.
Nesta quarta - Uma mulher morreu em deslizamento de terra na Ladeira da Montanha, nesta quarta-feira, sendo a 21ª vítima das chuvas na cidade. Ao menos três árvores caíram nas regiões da Garibaldi, Pituba e Caminho das Árvore. A Rua Greenfield alagou no bairro da Barra.
Além disso, uma lagoa transbordou e deixou o trânsito complicado na Avenida Paralela. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de tempo chuvoso durante toda o dia. A temperatura na capital deve variar entre 23ºC e 27ºC. As informações são do G1.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário