Na manhã desta segunda-feira (26) aconteceu a comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, onde foi realizada uma passeata em protesto à alteração da Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação).
A abertura da comemoração foi marcada pela apresentação da Fanfarra Professora Eugênia de Freitas com os alunos da Escola Estadual Necy Novaes em frente à Prefeitura Municipal. Em seguida, houve o pronunciamento da Diretora da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), Hilda Teixeira; da Assistente Social do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Joana Laurithânia; da Presidente da Câmara de Vereadores, Givalda Vieira; e do Prefeito, Nafitel Ramos, que encerrou esse primeiro momento.
Logo após, seguiram em passeata pelas ruas da cidade juntamente com os alunos da APAE, onde comemoraram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e protestaram pacificamente à alteração da Meta 4 do PNE que visa universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino.
Ainda fizeram presentes apoiando o evento, o Secretário de Educação, Huguemberg Queiroz; a Secretária de Assistência Social, Suzana Teixeira; os vereadores, Héberte Carneiro e Jotair Batista; a primeira-dama, Arlene Lopes; além de funcionários do CAPS, CRAS, Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social; alunos das redes municipal e estadual e sociedade civil em geral.
Para a Diretora da APAE, Hilda Teixeira, foi uma manhã muito importante, pois através da mobilização pôde-se chamar a atenção da sociedade para a necessidade de se manter a APAE no município. Sobre a passeata ela ponderou “essa passeata não foi a maior da história do município, mas com certeza tem plenas condições de ser uma das mais importantes, juntos pessoas com deficiência, profissionais, prestadores de serviços e gestores tiveram a oportunidade de avaliar o trabalho que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado no atendimento às carências da população de pessoas com deficiência deste município, dessa forma acredito que os governantes e autoridades irão se sensibilizar e decidirão não acabar com as APAES do nosso país”.
A Assistente Social do CRAS, Joana Laurithânia, enfatizou “foi importante realizarmos esse evento porque além de comemorar a Semana da Pessoa com Deficiência aproveitamos o ensejo e fizemos o protesto sobre a questão do fechamento das APAES que é mudança da Meta 4 do PNE, então desde o dia 21(quarta-feira) que a gente vem tocando nesse assunto através de atividades realizadas com ao alunos da APAE na sede e no povoado de Santo Antônio e hoje com essa passeata pudemos mostrar mais uma vez que a APAE de São Domingos está aí com força total e só precisa mais um pouco de apoio da comunidade, dos governantes para que ela vá em frente e cumpra seu papel de inclusão social”.
Zé Luiz, aluno da APAE, declarou “achei importante a passeata de hoje, porque foi divertido para nós deficientes, eu estou me sentindo bem graças a Deus, me sinto bem também frequentando a APAE todo dia de tarde, além dos meus colegas que são bons, então, viva a APAE e a diferença”.
O prefeito Nafitel, declarou “é uma satisfação estar sendo prefeito desta terra dando apoio à APAE, porque estamos falando de pessoas diferentes, mas não são diferentes numa maneira ruim de ser, são pessoas com deficiências intelectuais que merecem o respeito, o carinho e a admiração do poder executivo desse município e como prefeito me coloco à disposição da APAE sempre”.
O evento foi encerrado na Praça Izaque Pinheiro com a declamação do poema “Sanatório Bahia” criado e recitado pelo usuário do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Antônio Alves, e com a apresentação dos alunos do Projeto Vila de Ritmos, coordenado pelo Pastor da Igreja Batista, Marco Antônio, no qual fizeram a alegria de todos os presentes ao som da banda percussiva.
Por Ariclene Cunha (ASCOM PMSD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário