Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Depois de percorrer 13 cidades em 57 horas, fogo simbólico chega a Serrinha

O fogo simbólico da pátria que percorreu 13 cidades do território do sisal em mais de 400 quilômetros, saiu de Serrinha na segunda-feira (30), às 09h e chegou às 18h55 desta quarta-feira (01), na Praça Luiz Nogueira em Serrinha.
O Fogo chegou com praticamente duas horas de atraso do tempo previsto e foi recebido pelo prefeito Osni Cardoso, vereadores e secretários municipais, além de outras autoridades, a exemplo de Joel Morais, que tem seu nome registrado na história do fogo simbólico.

Os atletas de Barrocas foram os últimos a conduzirem a tocha até a pira instalada ao lado do coreto onde entregaram ao prefeito de Barrocas, Almir Queiroz que recebeu das mãos do atleta Antônio Martins dos Santos, de 66 anos em seguida repassou para o prefeito Osni Cardoso que repetiu o gesto que os outros em seus municípios ou representantes fizeram: acendeu a pira olímpica e em seguida apagou a tocha com um sopro.

O coordenador Luiz Silva, conhecido por Luiz das Bicicletas aos 64 anos, foi um dos fundadores deste ato cívico em 1969, falou com orgulho da satisfação das pessoas, auitoridades e dos atletas em todas as cidades que o fogo passou.
Luiz, antes dos discursos das autoridades em Serrinha contou de forma resumida como surgiu o fogo simbólico e lembrou-se das pessoas da época que incentivaram o projeto.

A corrida do fogo completou 41 anos, ao longo desse período vários roteiros foram realizados, envolveu municípios muito mais distantes dos que se firmaram nos últimos anos, a exemplo de Olindina,Cicero Dantas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Irará entre outros.

No passado as prefeituras disponibilizavam dois guardas municipais que ficavam ao lado da pira no ato de respeito e civilidade, em Serrinha soldados do Tiro de Guerra executavam essa tarefa. Os municípios devem manter às chamas acesas até o dia 7 de setembro.

Passagem por Barrocas - No ano passado o fogo partiu de Serrinha com destino a Barrocas, a cidade acolheu o ato com muito respeito e mesmo debaixo de chuva, as autoridades cantaram o hino nacional em seguida os atletas conduziram a tocha até Teofilândia.
Este ano o percurso aconteceu de forma inversa. Barrocas recebeu de Teofilândia no final da tarde e entregou a Serrinha.

A prefeitura, precavida montou na Praça São João um stand com enfermeiros e material de primeiros socorros e uma ambulância, para atender aos atletas que apresentasse algo de anormal, mas felizmente não houve necessidade.

O prefeito Almir Queiroz disse que enquanto estiver dirigindo o município o apoio à cultura e o esporte esta garantido. "Participamos do fogo intermunicipal e a partir de amanhã, quinta-feira (02), estaremos realizando o fogo simbólico pelos povoados, envolvendo mais de 70 alunos do Pró-Jovem e alunos da rede municipal.
Faremos em oito povoados o mesmo que este fogo fez passando por 13 cidades", falou Almir.

Por Raimundo Mascarenhas (Calila Notícias)

Nenhum comentário: