O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (17) que o ministro da Fazenda Fernando Haddad “tem que passar mais entusiasmo”, durante o seu discurso em um evento com empresários.
O presidente ainda brincou com um discurso dado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin minutos antes, no mesmo evento: "Já falou meu ministro da Fazenda e toda vez que o Haddad vai falar eu falo: ‘Haddad, você tem que passar entusiasmo’. Até o Alckmin passou entusiasmo hoje, sabe!? Até o Alckmin", afirmou o chefe do executivo, em meio a risos dos presentes.
Esta não é a primeira vez em que o presidente ressalta a importância de ser otimista no âmbito da economia. Em outras ocasiões, chegou a aconselhar Haddad a não se preocupar, porque “as coisas iriam dar certo”.
PRESSÃO NO MINISTÉRIO DA FAZENDA
Fernando Haddad tem sofrido bastante pressão nos últimos meses, principalmente com a questão do orçamento de 2024 e práticas como a popularmente conhecida taxa das blusinhas, que atribui taxação a compras internacionais. Em julho, o ministro anunciou o congelamento de cerca de R$ 15 bilhões no orçamento para cumprir a regra de gastos prevista no arcabouço fiscal.
No evento desta terça-feira, Haddad destacou o potencial de exportação do Brasil, mas se mostrou receoso acerca da necessidade de um novo sistema tributário, de crédito e garantias no Brasil. De acordo com o ministro, é necessário destravar processos no Brasil, ainda mais em um mundo com desafios como a inteligência artificial e a transição ecológica.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário