A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai sediar o I Simpósio Internacional de Cidades Médias e Pequenas e o VII Simpósio de Cidades Médias e Pequenas da Bahia, entre os dias 18 e 20 de setembro. Com o tema “Políticas territoriais em cidades médias e pequenas: novas periferias, desigualdades e diversidades”, os eventos reunirão profissionais e estudantes para discutir questões relacionadas a esses espaços urbanos, como teorias, metodologias e políticas públicas.
Organizados em parceria com a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), os simpósios têm como um de seus principais objetivos consolidar uma rede de pesquisadores sobre o tema e fomentar o debate sobre o papel dessas cidades na urbanização e na relação com áreas rurais.
Segundo Patrícia Chame Dias, especialista em políticas públicas da Seplan e membro da comissão organizadora, a participação internacional é um destaque desta edição. “A nossa prioridade foi trazer pesquisadores da periferia capitalista, sobretudo do continente africano e da América Latina, que enfrentam problemas similares aos nossos. No Brasil, ainda reconhecemos pouco a importância das pesquisas feitas na África e a contribuição dessa academia para o pensamento internacional.”
A programação inclui mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa e exposições, com discussões que vão desde o planejamento estratégico governamental até a importância de políticas urbanas para a construção de cidades mais justas e democráticas.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário