O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, agora também será o líder do maior bloco partidário da Casa, com 161 parlamentares. Os partidos que compõem o grupo são: PP, União, PDT, Solidariedade, Avante, PRD e a federação Cidadania-PSDB.
Elmar é um dos nomes mais fortes na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. Ele tem como principais concorrentes ao pleito o conterrâneo Antônio Brito (PSD) e Marcos Pereira (Republicanos). As eleições acontecem em fevereiro de 2025.
A criação do superbloco foi articulada por Lira em 2023. Oficialmente, o objetivo dos blocos é garantir espaços de poder na estrutura do Legislativo, com mais protagonismo nas mesas e comissões permanentes, tempo de fala e, portanto, visibilidade.
Na formação do bloco, foi acordado que a liderança será alternada entre os partidos da coalizão. Até agora, os líderes foram Felipe Carreras (PSB-PE), seguido por André Figueiredo (PDT-CE), Doutor Luizinho (PP-RJ) e Waldemar Oliveira (Avante-PE). O PSB acabou deixando o bloco após a liderança de Carreras.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Paulo Victor Nadal / Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário