Para conhecer um pouco mais sobre uma das principais festas que acontecem no período junino no município de Barrocas, no Território do Sisal da Bahia, o JNV conversou nesta quarta-feira (19), com uma dos responsáveis pelo Rapa da Minação. Natural da comunidade, Val Mota compartilhou a rica história e falou do impacto positivo desse evento que acontece a mais de três décadas.
"O Rapa começou há mais de 30 anos. A gente fazia festa e bebia tanto durante o São João todo que amanhecíamos com vontade de mais. Aí percebemos que depois da fogueira sempre sobrava algo, e falamos: 'Vamos tomar o que sobrou?'. Então saímos de casa em casa pegando as sobras, levamos um radinho de pilha e ouvimos músicas", relembra Val.
Essa é a grade de atrações do Rapa da Minação 2024 |
Perguntado sobre o impacto do Rapa na comunidade, Val destacou a importância do evento como opção de lazer e economicamente. "Você vê que os comerciantes nem se preocupam com o São João, fazem tudo só para o Rapa. Faremos a festa tudo grátis: bebida, comida, etc. Pegamos nas casas e distribuímos para a galera", pontuou.
Val também expressou sua satisfação em receber um público diversificado na comunidade. "Nosso prazer é muito grande quando a gente vê até gente de outros países. É muito satisfatório. Temos visitantes de quase todos os estados brasileiros, é muito bom. O Rapa só cresce a cada ano", destaca um dos fundadores da festa.
Mantendo a história desde antes de Barrocas se tornar cidade, o Rapa da Minação neste ano receberá Cardosinho da Bahia, Hérisson Rocha e Marcynho Sensação, que trará seu repertório para o público local e os visitantes que mais uma vez lotaram as ruas da Minação.
@ Nossa Voz por Kauã Sherman
Nenhum comentário:
Postar um comentário