Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Festa tradicional do Município de Barrocas, conheça um pouco da história do Rapa do Povoado de Minação

Última edição do Rapa lotou a praça do povoado. Foto Reprodução redes sociais
Para conhecer um pouco mais sobre uma das principais festas que acontecem no período junino no município de Barrocas, no Território do Sisal da Bahia, o JNV conversou nesta quarta-feira (19), com uma dos responsáveis pelo Rapa da Minação. Natural da comunidade, Val Mota compartilhou a rica história e falou do impacto positivo desse evento que acontece a mais de três décadas.

"O Rapa começou há mais de 30 anos. A gente fazia festa e bebia tanto durante o São João todo que amanhecíamos com vontade de mais. Aí percebemos que depois da fogueira sempre sobrava algo, e falamos: 'Vamos tomar o que sobrou?'. Então saímos de casa em casa pegando as sobras, levamos um radinho de pilha e ouvimos músicas", relembra Val.

Essa é a grade de atrações do Rapa da Minação 2024
Ele revela que a tradição começou de forma despretensiosa entre amigos, mas logo ganhou forma e cresceu. Hoje Val conta como tudo aconteceu, sem deixar passar nenhum detalhes: "Lá pra frente, um colega embebedou e caiu, não conseguindo levantar. Pegamos um bangue, colocamos ele e levamos pra casa. Na volta, já colocamos o som em cima. E aí continuamos: toda vez que algum embebedava, tirávamos o som de cima para levar o bêbado, que era o bom da festa. Com o passar do tempo, bolamos a carroça e também padronizamos camisas", Segundo Val, já são 32 anos de história, sendo quatro sem camisa e 28 com o incremento.

Perguntado sobre o impacto do Rapa na comunidade, Val destacou a importância do evento como opção de lazer e economicamente. "Você vê que os comerciantes nem se preocupam com o São João, fazem tudo só para o Rapa. Faremos a festa tudo grátis: bebida, comida, etc. Pegamos nas casas e distribuímos para a galera", pontuou.  

Val também expressou sua satisfação em receber um público diversificado na comunidade. "Nosso prazer é muito grande quando a gente vê até gente de outros países. É muito satisfatório. Temos visitantes de quase todos os estados brasileiros, é muito bom. O Rapa só cresce a cada ano", destaca um dos fundadores da festa.

Mantendo a história desde antes de Barrocas se tornar cidade, o Rapa da Minação neste ano receberá Cardosinho da Bahia, Hérisson Rocha e Marcynho Sensação, que trará seu repertório para o público local e os visitantes que mais uma vez lotaram as ruas da Minação.

@ Nossa Voz por Kauã Sherman

Nenhum comentário: