O candidato de extrema direita Javier Milei foi o mais votado nas eleições primárias da Argentina, realizadas neste domingo (13). Denominada de “ A Liberdade Avança”, a chapa de Milei obteve 30,04% dos votos. A segunda legenda que mais registrou votos foi a “Juntos pela Mudança”, com 28,7% dos votos. No mês de outubro a chapa será representada por Patricia Bullrich, que teve 16,98% dos votos gerais.
Ambas composições são de oposição ao atual governo argentino. Foram 97,39% votos apurados. A chapa governista, “União Pela Pátria”, ficou em terceiro com 27,27% dos votos, registrando o pior desempenho na história das prévias. O ministro da Economia, Sérgio Massa, foi o mais votado da legenda (21,41%).
Além dos candidatos à presidência, as primárias ou prévias selecionam quem serão os candidatos que vão disputar as 24 cadeiras no Senado e as 130 vagas na Câmara dos Deputados.Os candidatos a prefeito da Cidade de Buenos Aires e ao governo da província de mesmo nome, entre outras posições também serão definidos. O voto é obrigatório e o resultado final deve acontecer no mês de outubro.
Do Portal Bahia Notícias/Foto: Alexandro Pagni / AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário