Em 2019, ainda com 5 anos de idade, Yume Sisnane foi diagnosticada com um tumor maligno ósseo (osteossarcoma) na perna esquerda que a levou a ser submetida a sessões de quimioterapia ao longo de dez meses. Após o tratamento, apesar de curada, a menina foi novamente levada a uma intervenção, para a colocação de uma endoprótese no joelho.
"Com essa endoprótese ele, teoricamente, teria uma vida funcional. E não foi isso o que aconteceu, porque depois desse procedimento ela precisou fazer mais oito cirurgias", conta Mary Paz, tia da menina, revelando que nenhuma delas apresentou um resultado promissor.
Pensando na qualidade de vida e orientada por médicos que atendiam a garota, a família de Yume optou pela realização de uma operação para a retirada do membro que antes foi acometido pelo câncer. E assim, na última sexta-feira (13), ela foi levada mais uma vez ao centro cirúrgico.
Feita a amputação, surgiu então a necessidade de Sisnane usar uma prótese, avaliada em R$ 50 mil, e da realização de um acompanhamento para a reabilitação. O custo, que é alto, nunca esteve ao alcance dos familiares, que agora promovem uma campanha para arrecadar a quantia em questão.
"Como a família mora no interior [em Wenceslau Guimarães] e não tem esse valor, fizemos uma campanha para poder arrecadar a quantia', relatou Mary, pontuando que o equipamento, com a mesma funcionalidade não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da ação é levantar o valor até o próximo dia 12 de fevereiro, quando será comemorado o aniversário de Yumi. De acordo com a tia, a meta não está tão distante de ser alcançada, já que até esta quarta-feira (18), mais de 50% do montante já tinha sido doado. "O pessoal tem ajudado bastante", disse.
Aos que quiserem contribuir, os organizadores disponibilizaram os seguintes canais:
- Bradesco
- Banco do Brasil
- Vakinha
Site:www.vakinha.com.br/3373205
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário