Depois de muitos anos de pesquisa, foi aprovado, em novembro de 2021, pela Anvisa, o primeiro medicamento específico para acondroplasia. O remédio, fabricado pela farmacêutica BioMarin, se chama Voxzogo, promove o crescimento dos ossos e é recomendado para crianças a partir dos dois anos de idade. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
As pesquisas já publicadas sobre o funcionamento do Voxzogo mostram que crianças que tomam o medicamento crescem, em média, 1,57 centímetros por ano a mais do que o grupo que tomou placebo.
“Além do ganho na estatura, diminui a desproporcionalidade do corpo do paciente, que costuma ter braços e pernas mais curtos. Até o momento, não foi documentado nenhum efeito adverso grave, e a pesquisa avança para testar o medicamento em bebês. A expectativa é que eles também apresentem melhora neurológica”, disse o médico geneticista Wagner Baratela.
Apesar de já aprovado, o Voxzogo ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) nem é fornecido pelos planos de saúde.
A acondroplasia é o tipo de nanismo mais comum no planeta — estima-se que uma a cada 25 mil crianças nascidas no mundo tenha a condição genética. Apesar de ser um problema comum e documentado há séculos, ainda se sabe muito pouco sobre como é a vida do paciente para além da baixa estatura.
Os pacientes com a disfunção costumam apresentar outras comorbidades resultantes do problema genético, como apneia do sono, hidrocefalia, compressão cervical, deformidades de membros inferiores e estenose espinhal, por exemplo.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário