Antônio Santos Brito - Foto: Reprodução Arquivo da família |
Diante da vida difícil, do trabalho insalubres desde criança, como exemplo, a atuação no perigoso motor de sisal. Das lutas diárias na juventude que pareciam não ter fim, e ainda acometido com alguns problemas de saúde na fase adulta, tudo isso levou o senhor Antônio Santos Brito a pensar que não passaria dos 50 anos de idade, como ele mesmo conta. Mas com muita felicidade, no último domingo dia 13 de junho, o conhecido Antônio de Antenor, reuniu todos os 6 filhos para uma comemoração mais que especial, a celebração do seu aniversário de 80 anos.
Seu Antônio nos recebeu no dia do seu aniversário, em sua casa nas proximidades do Açude Municipal para contar a sua história de vida. Sentando numa cadeira da varanda, com facilidade ele voltou no tempo, lembrou das dificuldades que sua mãe passou, e da responsabilidade de ajudar a criar os irmãos mais novos. Relatos emocionantes de um homem do campo que superou todos os empecilhos, chegou a cidade, se estabilizou como comerciante, agricultor, criador de gado nelore. Um pai que educou bem seus filhos, superando todas as dificuldades e dobrou a expectativa de vida. Quanto aos problemas de saúde, lembrou que aos 60 anos, passou por cirurgia para inserção de um marcapasso.
"Enfim, eu venci chegou um dia e tomei uma decisão" |
"Meu pai saiu passou muito tempo fora de casa. Largou todo mundo dentro de casa, não mandava nada. E a gente que era mais velho era quem ajudava a pobre da velha (mãe), a pobre da velha sofreu muito também para adquirir o pão de cada dia para dar os filhos", contou.
O conhecido Antônio de Antenor, em vários momentos falou da sua infância pobre na zona rural do município, na comunidade de São Miguel do Ouricuri onde nasceu e viveu com a família, antes de se mudar para o Tanque Bonito. Lembrou que sua mãe teve que assumir a criação dos 10 filhos em vários momentos. Recordou do motor de sisal que por muito tempo sustentou a família, e da chegada na cidade onde montou um pequeno comércio, e assim a sua vida começou a mudar para melhor.
Antônio com dois filhos - Fotos: Rubenilson Nogueira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário