A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou neste sábado (28) a primeira morte no estado do Piauí por conta da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Trata-se do prefeito do município de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos. Ele morreu na madrugada dessa sexta-feira (27) no Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, em Piracuruca. Antônio tinha histórico de diabetes e teve uma evolução rápida da doença.
O secretário de comunicação do estado, Allisson Bacelar, reforçou mais uma vez a importância do isolamento social. “O vírus já circula com pessoas que não manifestam os sintomas, por isso a necessidade do isolamento social. As medidas de isolamento social poderiam ter evitado que o vírus chegasse ao prefeito”, destacou.
O vice-prefeito da cidade, Assis Carvalho, disse que está muito abalado com a situação e pede que as pessoas mantenham a quarentena. Ele informou que está em contato com as pessoas da prefeitura e que a recomendação é que a cidade continue em isolamento social, mas que ninguém mais apresenta sintomas da doença na cidade.
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Do Portal NS/Fonte: G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário