Depois de 21 anos, Feira de Santana registrou mais um caso de sarampo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pela Vigilância Epidemiológica local. A pessoa contaminada é um homem, de 43 anos. O caso dele foi confirmado no dia 29 de outubro.
Segundo a TV Subaé, ele já voltou ao trabalho após ficar afastado das atividades. Conforme a Vigilância, 42 casos suspeitos para sarampo foram registrados neste ano. Vinte e dois foram descartados, 19 seguem em investigação e um foi confirmado.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, de janeiro a agosto deste ano foram vacinadas 24.144 pessoas na cidade, segundo dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.
Do total, 9.754 são crianças de seis meses a menores de cinco anos e 3.569 são adultos de 20 a 29 anos de idade. Em Feira de Santana a segunda etapa da campanha nacional de vacinação começa no dia 18 de novembro e segue até o dia 30 de novembro para jovens adultos não vacinados de 20 a 29 anos de idade.
O sarampo é uma doença respiratória contagiosa que pode evoluir com gravidade e causar complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar e falar.
A enfermidade é transmitida seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas (exantema). O período de maior risco ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema.
Do Portal NS
Nenhum comentário:
Postar um comentário