Foto feita após a limpeza |
No sábado, dia 5 de outubro, no município de Serrinha/Ba, foi realizado o Projeto Cidade Limpa, com o objetivo de conscientizar o cidadão serrinhense que uma cidade limpa depende de cada um dos seus moradores e não apenas do Poder Público. Esse projeto, foi liderado pela aluna da escola de formação política, o RenovaBR, a Dra. Júlia Oliveira, que é especialista em Direito Administrativo e Ambiental.
O Projeto contou com cerca de 60 voluntários, dentre estudantes da Escola 30 de Junho, alunos do projeto social/Taekwondo do Professor Everaldo, moradores do bairro e amigos engajados na causa socioambiental. Todos se despiram de vaidade e meteram a mão na massa para limpar parte da Avenida Getúlio Vargas, no bairro da Estação, uma área histórica mas bastante abandonada pelo Poder Público, que estava há anos acumulando lixo, pois que servia de ponto inadequado de descarte de lixo, situação que estava desagradando demais os moradores.
Antes da limpeza |
Nos dias que antecederam a execução do projeto, Júlia Oliveira divulgou o trabalho nas emissoras de rádio locais e distribuiu panfleto educativo, demonstrando os benefícios de uma cidade limpa, como: valorização dos imóveis, fomento ao turismo e ao comércio, controle de pragas (baratas, escorpiões, ratos e, principalmente, mosquitos transmissores de doenças como dengue e zica) e embelezamento da área.
Há uma reclamação geral no município no sentido de que muitas pessoas não respeitam o dia/horário da coleta do lixo, e assim os animais acabam rasgando os sacos e espalhando a sujeira pela cidade, causando tristeza em toda a vizinhança.
“É preciso que se diga que houve uma significativa participação cívica, os voluntários arregaçaram as mangas, debaixo do sol quente e promovemos uma mudança positiva e impactante no local. Foi muito satisfatório ver estudantes aguerridos, fazendo massa de cimento, carregando placas de grama, enfermeira puxando enxada, advogada catando lixo, empresário entregando lanche, pedreiro doando seu tempo e serviço gratuitamente, professores empolgando seus alunos, moradores envolvidos. As pessoas que passavam nos parabenizavam pela atitude, alguns voltavam pra ajudar, outros traziam algo para nos ajudar, e foi assim no decorrer de toda ação. Foi muito gratificante. E o melhor de tudo, os voluntários afirmaram que adorariam repetir essa ação em outros bairros. Poderia ser melhor?”, disse Júlia.
A diferença do antes e do depois do local tem gerado muita satisfação à população, e está provado que a união faz a diferença.
Fotos antes da limpeza
Fotos após a realização da limpeza
Nenhum comentário:
Postar um comentário