Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Baianos com viagem marcada para São Paulo devem ser vacinados contra o sarampo, alerta Sesab

Foto: Mateus Pereira/Secom
Foto: Mateus Pereira/Secom
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) fez nesta terça-feira (3) um alerta para que todos os baianos com viagem marcada para o estado de São Paulo sejam vacinados contra o sarampo.

De acordo com a Sesab, a medida tem como foco as pessoas que nunca foram imunizadas ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças.

Conforme a secretaria, o alerta é devido ao fato de São Paulo concentrar 99% dos casos confirmados de sarampo no Brasil. 

Ainda segundo a Sesab, as pessoas que retornaram, nos últimos 30 dias, do estado de São Paulo ou de países com risco aumentado para o sarampo, caso apresentem febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, devem procurar uma unidade de saúde para atendimento imediato.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

Segundo o Ministério da Saúde, desde o início desse ano o Brasil já registrou 2.331 casos confirmados da doença em 13 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Distrito Federal, Bahia, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Piauí.

Confira abaixo o esquema vacinal por idade, orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o atual cenário epidemiológico. 

De 6 a 11 meses: a criança deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba; 12 meses: 1ª dose da vacina Tríplice Viral; 15 meses: 2ª dose da vacina Tríplice Viral; 12 a 29 anos: caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias; 30 a 49 anos: caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral.
Notícias de Santaluz

Nenhum comentário: