Crianças baianas que precisam de transplante de fígado não necessitarão ir para outros estados para realizar o procedimento, que passará a ser feito no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Referência em pediatria, a unidade firmou uma parceria de aperfeiçoamento técnico com o Hospital Sírio-Libanês para realização da cirurgia.
De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, atualmente cerca de 170 crianças aguardam por um fígado na Bahia. “Como gestor poderia falar apenas do ponto de vista financeiro, mas o que mais importa é o ganho social para a criança e toda a família, que estará perto do tratamento”, declarou.
Segundo ele, atualmente, em crianças, na Bahia só é feito o transplante renal. Durante a parceria, profissionais das duas instituições trabalharão em conjunto e realizarão os primeiros transplantes.
“Inicialmente nossa equipe irá para o Hospital Sírio-Libanês, onde participará de transplantes. Em um segundo momento, a equipe do Sírio-Libanês virá no Martagão Gesteira para fazer os procedimentos. Dessa forma, será transferida uma tecnologia que eles levaram muitos anos pra adquirir e que, através dessa relação, isso será possível em um curto espaço de tempo”, explica o diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, Carlos Emanuel Melo.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário