Nesta sexta-feira (24), moradores de Sisalândia e de povoados do entorno, na zona rural de Santaluz, tiveram a oportunidade de fazer consultas com dermatologista, médico clínico, psiquiatra, psicólogo e nutricionista, além de tratamento dentário.
Estes são apenas alguns dos vários serviços de saúde oferecidos pelo projeto ‘Prefeitura na comunidade’, que também disponibiliza procedimentos gratuitos à população em áreas como educação, cultura, assistência social, agricultura e cidadania.
São eles: aplicação de vacinas; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; confecção do Cartão SUS; mutirão de controle ao mosquito da dengue; distribuição de medicamentos; distribuição de sopa, por meio do Programa Gente Forte; distribuição de leite, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); inscrição e acompanhamento do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC); emissão de carteira de trabalho; RG; passe livre; balcão jurídico; elaboração de DAP, inscrição no Garantia Safra; cadastro de associações; atendimento do Cras e Creas; serviços de beleza; e procedimentos odontológicos como limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração, entre outros.
A dona de casa Miraldete Oliveira de Jesus aproveitou a oportunidade e levou o filho Paulo Henrique, de 10 anos, para fazer a carteira de identidade. “Se não fosse o mutirão, a gente teria que viajar até a sede do município. Agora ele fez o RG aqui mesmo na comunidade sem pagar nada”, destacou.
Na área de educação, o projeto Leitura na Praça itinerante marcou presença com os bonecos Pedrinho e Aninha. Também houve apresentação de estudantes da comunidade e entorno.
Na infraestrutura, foram feitos trabalhos de limpeza, capina, poda de árvores, instalação de novos braços de luz e lâmpadas nos postes, patrolamento de estrada, reforma de equipamentos públicos e da sinalização nas vias, entre outras melhorias.
Para a aposentada Valdete Oliveira Matos, “esse projeto ajuda muito, pois é um exemplo de organização e do cuidado da prefeitura com a população, em todos os cantos do município, possibilitando que as pessoas tenham suas necessidades atendidas na própria comunidade onde vivem”.
Além de voluntários da prefeitura e da própria comunidade, o evento contou com a participação da prefeita Quitéria Carneiro, junto com os ex-prefeitos Donga e Júnior do Max, os secretários municipais Maria Lucineide, da Educação, Jamile Sena, da Saúde, Wellington Góes, da Infraestrutura, e os vereadores Peu e Branco.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário