Partindo desta premissa, pertine tecer uma breve reflexão acerca da função social e do papel estratégico que as Universidades Estaduais da Bahia(UEBA,s) desempenham nos 27 Territórios de Identidade baianos, em especial fazendo um recorte com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pois em 2002, pude iniciar o curso de Pedagogia na UNEB-XI/Serrinha, vindo de Comunidade Rural (Barra/Ichu), desempregado, filho de agricultores familiares não alfabetizados, sem ter onde residir em Serrinha.
Nossa primeira batalha foi lutar por uma Residência Universitária mais ampla, onde pudéssemos nos abrigar dignamente. A partir daí fomos nos inserindo no Movimento Estudantil (Executiva de Pedagogia, D.A/DCE), nas Comissões Curriculares, nos Conselhos Universitários (Departamental/CONSEPE/CONSU), nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, tais como Universidade na Comunidade (UNICOM) e no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), neste ínterim fomos nos forjando sujeitos de direitos e nos implicando nos projetos e programas sociais, oportunizados pela Uneb.
Por meio da Uneb, tive a honra de sair pela primeira vez do meu Estado e conhecer novas realidades pelo Brasil a fora, participando de momentos de formação política e qualificação profissional para a vida, espaços esses como congressos estudantis da UNEB e da União Nacional dos Estudantes (UNE), seminários de pesquisa e extensão, encontros nacionais de Pedagogia, Casas de Estudantes, apresentação de trabalho de pesquisa em Educação do Campo, por duas vezes participando do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre (RS).
Ocupamos BR,s, tivemos nos movimentos de luta em defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada, onde junto a Uneb, Ufba, dentre outras lutas com os Movimentos Sociais e Sindicais do Campo, com isso, sedimentamos uma trajetória de luta, que nos oportunizou ser profissionalmente Pedagogo, Especialista em Educação e Gestão Pública, Mestrando em Educação, Professor da Rede Municipal, Coordenador Pedagógico do Estado, bem como ter assumido funções públicas na condição de Secretário Municipal de Administração/Serrinha, Diretor Regional de Educação (Ex Direc12/SEC). E foi justamente graças a essa Universidade acolhedora e inclusiva que sou eternamente grato por toda essa construção histórica de dignificação humana.
Por fim, é essa a universidade que queremos, academicamente qualificada, socialmente desenvolvida e popularmente democrática.
Abraços de fé na luta,
Serrinha, 22 de maio 2019.
Jivaldo Oliveira*
Pedagogo pela Uneb, Especialista em Educação e Gestão Pública.
Prof. Rede Municipal/Serrinha
Coord. Pedagógico Rede Estadual/SEC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário