Foto: Agência Brasil
O ministro das Relações Exteriores, José Serra, confirmou nesta sexta-feira (2) a suspensão da Venezuela do Mercosul. Ele disse que o país tinha sido advertido quanto a essa possibilidade.
“Já tinha sido anunciado [que a Venezuela seria suspensa do bloco econômico] se não cumprisse certos requisitos, e foi”, ressaltou o ministro, que evitou comentar ou dar detalhes sobre o assunto.
Serra participou, nesta sexta, do lançamento da campanha contra a dengue em uma escola na zona oeste de São Paulo. Segundo a Agência Brasil, a decisão sobre a Venezuela está relacionada ao vencimento do último prazo acordado em setembro para que Caracas cumprisse suas obrigações de adesão ao Mercosul.
Os chanceleres dos países fundadores bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – elaboraram um comunicado no qual explicam que a Venezuela não cumpriu seus acordos. As informações são da Rádio França Internacional.
A marginalização da Venezuela se desenhava desde que os demais sócios bloquearam, em julho passado, o acesso do país à presidência semestral do Mercosul. O governo venezuelano, contudo, negou a informação e garantiu que vai continuar a participar das reuniões (veja aqui).
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário