Dois milhões de trabalhadores brasileiros ainda não sacaram o PIS/Pasep de 2015, segundo informou nesta terça-feira (7), o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). O prazo para sacar o benefício se encerra no próximo dia 30 de junho.
O abono equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento (R$ 880) e pode ser retirado nas agências da Caixa e Banco do Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho, em todo o Brasil, 23,6 milhões de trabalhadores têm direito a receber o abono salarial de 2015.
Desse total, 21,5 milhões já fizeram os saques. Os dois milhões que ainda não acessaram o recurso representam 8,7% dos trabalhadores beneficiados. O valor não sacado soma R$ 1,7 bilhão.
O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas e o PASEP é devido aos servidores públicos. Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica.
Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação. Já os participantes do Pasep, após verificar se houve depósito na conta, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Os recursos que não são sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Redação Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário