Com o objetivo de dar visibilidade, fortalecer e valorizar o Movimento de Quixabeira, os mandatos dos deputados estaduais Gika Lopes e Marcelino Galo promovem nesta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa, a sessão especial em homenagem ao Movimento.
O Movimento da Quixabeira é uma tradição de resgate da cultura dos cânticos do trabalhador rural, os quais expressam aspectos relativos às suas heranças e vivências. O Movimento começou com seis grupos de quatro municípios e, aos poucos, foram aumentando. Hoje, os grupos são divididos em cinco regionais: Região de Feira de Santana, de Valente, Alagoinhas, região de Serrinha e de Araci.
Fazem parte da programação da sessão especial pronunciamentos de lideranças e representantes do Movimento e de órgãos públicos ligados à cultura, além de apresentações culturais como exposição de artesãos e samba de roda.
De acordo com o deputado Gika Lopes, a ideia é valorizar os ritmos musicais do sertão e recôncavo baiano, enfatizando os grupos musicais de trabalhadores rurais. “O Movimento precisa de incentivo para que eles possam reforçar a tradição e a propagação desse saber popular nas regiões. Não vamos deixar essa herança cultural morrer,” afirma o deputado.
COMPOSIÇÃO DA MESA
Além dos deputados proponentes da sessão especial Gika Lopes e Marcelino Galo, comporão a mesa Maria José dos Anjos, presidente do Movimento de Quixabeira; José Leôncio das Chagas (Zeca), primeiro presidente; Lena Souza, representando o fundador do Movimento, Bernard Von Der Weid (in memoriam); Carlos Henrique Chenaud, do Ministério da Cultura; Arany Santana, da Secretaria de Cultura do Estado; Inez Garrido, da Secretaria de Turismo do Estado; e o prefeito de Valente, Ismael Ferreira de Oliveira.
Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário