Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

sexta-feira, 13 de março de 2015

Profissionais são treinados para uso do teste rápido para febre Chikungunya

75482-3 (1)
Foto: Divulgação
Municípios com maior número de casos confirmados da febre Chikungunya de setembro de 2014 até 4 de março, Feira de Santana (1096), Riachão do Jacuípe (539) e Ribeira do Pombal (122), são as primeiras cidades a contar com o aparelho que realiza o teste rápido para a detecção da doença.

As secretarias de saúde dos três municípios receberam na quinta-feira (13) os primeiros smartphones que fazem a leitura do teste em pacientes com suspeita da febre.

O treinamento para a utilização dos equipamentos, que foi realizado na Secretaria de Saúde de Feira de Saúde, reuniu profissionais dos três municípios, além de técnicos da vigilância do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste.

A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ita de Cácia, explica que inicialmente o teste será disponibilizado apenas em algumas unidades. “Estamos validando o teste em campo e posteriormente teremos a possibilidade de ser feito em larga escala”, afirmou.

A superintendente ainda destacou que o teste rápido aliado ao aparelho que registra a localização do caso, ajudará no combate ao vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. “O resultado rápido possibilita que sejam tomadas medidas de controle rapidamente. Em apenas 20 minutos temos o resultado, antes tínhamos que enviar amostras de sangue para um laboratório no Pará”, pontuou Ita de Cácia.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Francisca da Silva, o aparelho servirá para embasamento do trabalho de vigilância, uma vez que o monitoramento será mais rápido. “Poderemos ter estratégias melhores para o combate do mosquito transmissor”, afirma.

Dados da doença na Bahia – Boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab indica que de setembro de 2014 até o dia 04 de março, foram notificados 3.740 casos de Chikungunya em 98 municípios.

Entretanto, os municípios com transmissão confirmada são Feira de Santana (1.601 casos notificados, sendo 1.096 confirmados), Riachão do Jacuípe (1.454 casos notificados, sendo 539 confirmados), Baixa Grande (8 casos notificados, sendo 2 confirmados) e Ribeira do Pombal (154 casos notificados, sendo 122 confirmados).

Outros casos também foram confirmados nos municípios de Alagoinhas (1), Amélia Rodrigues (2), Brejões (1), Cachoeira (1), Camaçari (1), Conceição do Coité (1), Nova Fátima (2), Irecê (1), Salvador (5), e Santa Bárbara (1) que têm vínculo epidemiológico com Feira de Santana ou Riachão do Jacuípe.

Do Portal CN/Acorda Cidade

Nenhum comentário: