Novembro Azul PMS

Novembro Azul PMS

Banda Chica Baiana

Odonto Luz

Odonto Luz

Netinho Balachic

SSS Fardamentos Serrinha

SSS Fardamentos Serrinha

TERRENO

NÃO PERCA ESTA OPORTUNIDADE!

VENDE-SE UM TERRENO MEDINDO DUAS TAREFAS. TABULEIRO ÓTIMO PARA CHÁCARA PRÓXIMO À CAIXA D'ÁGUA EM BANDIAÇU, CONCEIÇÃO DO COITÉ-BA, COM ÁGUA ENCANADA, ENERGIA ELÉTRICA E INTERNET PRÓXIMAS (
Contato com Cival Anjos: 75-99121-4433)

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Chapada: Chuvas podem voltar em Lajedinho; estado de calamidade pública é decretado

No município de Lajedinho, assim como em toda a Chapada Diamantina, pode voltar a chover. A informação tem base na previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgada nesta segunda-feira (9). 
Lajedinho ficou parcialmente destruída após o forte temporal que causou enxurrada na último sábado (7), deixando 16 mortos e cerca de 200 famílias desabrigadas – uma pessoa ainda está desaparecida. 
Segundo o INMET, a chuva forte e rápida que atingiu o município não é comum nas proximidades do verão, mas pode ocorrer em pontos isolados, principalmente após longo período de estiagem seguido de elevação na temperatura. A previsão também aponta que forte chuva com rajadas de vento deve atingir o Oeste do estado, que entra agora no seu período chuvoso. Nas demais regiões, o tempo permanece nublado ou parcialmente nublado.
Leia também:

Estado de calamidade pública
Na tarde desta segunda (9) foi decretado estado de calamidade pública em Lajedinho, por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. “Foi decretado pela prefeitura, homologado pelo Estado [da Bahia] e pelo ministro da Integração Nacional. Vai ser publicado amanhã [terça-feira, 10]“, afirma Paulo Sérgio Luz, coordenador da Defesa Civil. Segundo ele, o reconhecimento favorece a ajuda humanitária e o recebimento de verba para a reconstrução da cidade e para o apoio às vítimas. A estimativa do governo estadual é de que há cerca de 840 pessoas desabrigadas.

O Exército Brasileiro está na cidade. O alojamento foi montado na Escola Ana Lúcia de Lima. Voluntários da Cruz Vermelha ajudam na distribuição de alimentos, de remédios e de roupas para a população. Oito das vítimas do temporal são da mesma família. Do total, quatro já foram enterradas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, as buscas nesta segunda-feira (9) foram encerradas. A 17ª vítima do temporal ainda não foi encontrada – o corpo dela pode ter sido levado pela água por cerca de 30 quilômetros. Foram identificados 12 corpos, mas apenas 11 foram divulgados.
Lista das pessoas já identificadas:
Adenilson Alves da Silva
Pedro Levi
Cátia Fernanda de Jesus Santos
Valdete Maria de Jesus
Reginaldo Pereira dos Santos
Valéria Cruz Lima
Luiza Santos Lima
Tharso Lima dos Santos
Ilza Cavalcante da Silva
Sirlene Santos da Silva
Olívia Andreza de Jesus

Confira galeria de fotos do Jornal da Chapada:
Confira os vídeos do Jornal da Chapada:
Vídeos 1

Vídeos 2

Vídeos 3

Do Portal Jornal da Chapada/FOTO Jornal da Chapada

Nenhum comentário: