População quer a volta de Vertinho |
Quem nunca viu quer ver e depois se arrepende! Isto aconteceu no município de Conceição do Coité. Nas eleições passadas para prefeito 3078 eleitores desempataram o pleito em favor de Francisco de Assis do Partido dos Trabalhadores (PT) para comandar os destinos deste município pelos próximos 4 anos tirando a administração das mãos do grupo de Hamilton Rios.
Porém, pelo que se percebe ao visitar o município de Conceição do Coité, o clima é de arrependimento total de terem feito a mudança e revelam a saudade dos tempos de Éverton Rios de Araújo "Vertinho" que foi prefeito por 3 mandatos: 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2005 a 2008. E relembram os 4 títulos do Intermunicipal em seu último governo.
Em Bandiaçu, por exemplo, onde a eleição é sempre bem disputada, os desportistas reclamam da falta de apoio ao esporte e questionam que Conceição do Coité não participou do Intermunicipal deste ano e nem da competição fabricada pelo PT que é o Consisal. Além disto, ficaram decepcionados com a ilusão que o Açude seria todo limpo e não foi.
Por todo o município, funcionários da prefeitura reclamam de cortes em seus salários e outros protestam por causa da ameaça de demissão, porque foram aprovados em concursos e alegam que Assis antes de ser eleito defendia o funcionalismo público e hoje quer demitir os pais e mães de famílias alegando cortes no orçamento, sendo que as gestões anteriores conseguiam administrar bem esta situação.
Por estes e outros motivos, a maioria acredita que Assis da Caixa não vai consegui uma reeleição e nem fazer um sucessor. Avalie o motivo: Se contando com o apoio de Alex da Piatã ele teve pouco mais de três mil votos de frente sendo que na eleição anterior Alex tinha conseguido uma votação na casa dos 3 mil, superior à esta diferença.
Imaginem na situação atual onde a oposição que teve o candidato Renato Souza do Partido Progressista (PP) obteve 18.223 correspondente a 43% dos votos válidos, mesmo concorrendo à reeleição e tendo contra si o desgaste de está no poder. Ele ou Vertinho e, quem sabe uma dobradinha, novamente, com Vertinho na cabeça da chapa consegue manter esta mesma votação e recupera uma parcela de, no mínimo, cindo ou dez mil votos.
Assis que foi eleito com 21.301 votos que corresponde a 54% perde votos que retornam para a oposição e mais os que vão anular, votar em branco ou nem ir às urnas, fruto da decepção e por não concordar com nenhuma das duas formas de administração e também terão muitos que votarão em uma possível 3ª opção que deve surgir no município para não ficar apenas parecendo uma política BAVI.
Além destes votos que foram computados na eleição anterior tem os novos votantes que estão fazendo seus títulos durante estes 4 anos que, certamente, apenas uma minoria votará na atual administração fruto do desgaste e pelo oba oba.
Sem sombra de dúvida, pelo que foi apurado em conversa com o povo, o nome mais apontado para concorrer com Assis em 2016 é o de Vertinho que deixou a sua marca, especialmente, no esporte e tem tudo para voltar à prefeitura de Coité pelos braços do povo desbancando toda a estrutura e estratégia política do PT que, segundo as pesquisas, já pode começar a enfraquecer com a perda do governo do estado, pois a população não digeriu a imposição de Jaques Wagner em fazer descer goela abaixo o nome de Rui Costa.
Relembre os números da eleição passada em Coité
O candidato Francisco de Assis, mas conhecido por Assis da Caixa e Assis do PT foi eleito prefeito de Conceição do Coité, com 21.301 votos que corresponde a 54% dos votos válidos, contra 18.223 correspondente a 43% dos votos válidos recebidos pelo candidato do Partido Progressista (PP) Renato Souza que tentava a reeleição.3078 votos foi a frente do petista.
Foram 159 seções, 46.290 aptos a votar – 41.662 compareceram 90%.
4.628 abstenção 10%
560 Branco 1,34%
1.578 nulo 3,79 %
39.524 votos válidos.
Por Cival Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário