Na tarde desta terça-feira (15) nossa reportagem foi até o Açude do Cedro, em Riachão do Jacuípe e constatou que, depois de vários dias sem chover na região, a represa registra a pior baixa no seu nível de água em 35 anos.
O Cedro sempre foi uma fonte de socorro em tempos de seca e estiagem para a população jacuipense, e sempre mantinha um nível alto de sua reserva de água. Por conta disso, cidades da região do Sisal como Coité, Ichu, Candeal e Nova Fátima por muitas vezes se valiam do mesmo para abastecer carros pipas, mas agora a situação é critica.
O fato chama a atenção da população jacuipense. Assustados, muitos comentam na cidade sobre o assunto, já que o serviço de meteorologia prevê fortes chuvas para a região nos próximos dias, o que traz esperança de ver o Cedro novamente cheio. O senhor Dionizio dos Santos, que é agricultor, disse à nossa reportagem que "há mais de 35 anos não via o Cedro desse jeito".
A água está barrenta e muitos animais que viviam no açude morreram, como peixes e cagados d’água. Animais de fazendas vizinhas, que vinham beber a água já não encontram mais no Cedro a fonte para matar a sede. Os carros pipas também não são abastecidos mais nas águas apenas algumas pessoas ainda arriscam jogar tarrafas para tentar pescar, mas sem sucesso.
Se a situação continuar assim, em cerca de dois meses, no máximo, o açude estará completamente seco. Veja o vídeo:
Por Alana Adrielle (Portal Interior da Bahia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário