Está em fase de conclusão à construção do asfalto da BA 233, trecho que liga a BA 409,começando na localidade conhecida por Entroncamento de Ichu á sede do mesmo município.
A obra,indicada pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT), teve a ordem de serviço autorizada em 28 de janeiro pelo governador Jaques Wagner(PT), durante um ato público na cidade de Serrinha, sendo iniciada no início de março e naquela oportunidade o secretário de Infraestrutura Otto Alencar falou ao CN dos benefícios que a estrada trará para região, principalmente para os moradores de Serrinha e Ichu.
Orçada em R$ 9 milhões, a rodovia tem 21 km de extensão, uma dimensão de 30m de largura, sendo dividida em 15 metros para cada lado a partir do eixo, com aproximadamente 8 metros utilizada como pista de rolamento e a pavimentação em tratamento superficial simples (TSS), com capa selante.
Para obter a largura exigida pelo DERBA, as cercas das propriedades rurais que ficam às margens da rodovia foram recuadas e nas suas margens foram construídas “levadas”, para escorrer água durante os períodos de chuvas.
Segundo Ronaldo Luiz Almeida Plessem, da empresa TOP Engenharia, responsável pela construção da estrada, está previsto a conclusão do asfalto para novembro, mas os serviços de pavimentação, meio-fio e calçadas nas comunidades por onde passa a rodovia, só serão concluídos no mês de dezembro.
A equipe do CN percorreu todo trajeto, começando do Povoado do Entroncamento, onde será construído o anel de contorno, no município de Serrinha, seguindo até a via de acesso ao Povoado de Bela Vista.
Ichu teve duas comunidades beneficiadas com as obras de infraestrutura. O Povoado de Barra, o maior do município teve seus acessos pavimentos e calçadas 3.959,55 m² de ruas. A comunidade de Mombuca (foto acima), a 03 km da cidade de ichu também foi beneficiada com 1.558,90 m² de calçamento.
Questionado os motivos de serem realizados os trabalhos de infraestrutura em paralelo, com meio-fio e passeio, Ronaldo Luiz disse que isto se dava pelo fato de se tratar de áreas urbanas e naturalmente a velocidade dos veículos diminuíam, evitando acidente. Inicialmente a previsão era que a pista seguisse por fora das comunidades de Mombuca, Barra, Retiro e Tanque Grande, mas governador Jaques Wagner (PT) implantou uma política pública de fortalecimento destas comunidades rurais que ficam as margens destas rodovias que estão sendo asfaltada e modificar o trajeto original destas estradas poderia deixá-las isolados, interferindo em suas histórias e da sua gente, pois todas estas comunidades surgiram em função da estrada. Estão sendo investidos só em pavimentação em paralelo R$ 1 milhão, 932 mil, 487 reais e 32 centavos.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas (Portal Calila Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário