A instabilidade política que pairava sobre Candeias teve fim, ontem (13), com a decisão do ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, que cancelou a eleição indireta que aconteceria na cidade nesta sexta-feira (14).
O município voltou à ordem com a confirmação do prefeito Sargento Francisco no cargo executivo até dezembro de 2012.
A notícia também teve efeito positivo no cenário eleitoral. As campanhas dos candidatos seguem seu rumo, livrando-se de incertezas e especulações, e favorecendo a livre escolha e avaliação da população sobre as propostas apresentadas pelos prefeituráveis.
O cenário político da cidade já dava sinais de tranquilidade desde a semana passada, quando o juiz de direito da 7ª vara da Fazenda Pública do Poder Judiciário da Bahia, Benedito da Conceição dos Anjos, concedeu medida liminar com antecipação de tutela, reconduzindo Francisco ao cargo de Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Candeias.
A decisão validou os atos praticados pelo partido na cidade e, automaticamente, a sua candidatura para a eleição do dia 7 de outubro, barrando boatos incentivados pela oposição de que o prefeito não seria filiado e estava sem legenda para disputar o pleito. Também na última semana, uma pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral pelo site Bocão News, e realizada pelo Instituto de Pesquisa Dataqualy, mostrou que os candidatos Sargento Francisco e Tonha Magalhães estão empatados com 30% nas intenções de votos dos candeienses.
O levantamento ouviu 404 eleitores no final do mês passado e apresentou queda vertiginosa da ex-prefeita, que vinha liderando as pesquisas, com 40,7%. Francisco saiu dos 22% apresentados anteriormente, após os esclarecimentos e decisões judiciais favoráveis ao candidato que, atualmente, é legitimado prefeito da cidade de Candeias.
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário