Nas sociedades hodiernas o Direito à liberdade é ponto comum a todas as Constituições. A consagração desse Direito foi conquistada.
O destino do homem é ser livre. Ele sempre lutou pela liberdade. Assim fez Espartaco nos anos 70 antes de Cristo, ao amotinar-se contra a escravidão promovida pelo império romano. Os franceses rebelaram-se contra a tirania dos monarcas.
O brasileiro enfrentou Portugal para tornar o Brasil livre, veja-se o exemplo de Tiradentes. O americano guerreou para ser livre da Inglaterra. O negro insurgiu-se, aqui e além-mar, para deixar de ser escravo.
Esse direito à liberdade, no dizer de Paulo Bonavides corresponde aos chamados direitos da primeira geração.
Em Feira de Santana existe um movimento que anda a passos largos para instituir a "Lei da Mordaça", o que gera preocupação entre os comunidores que caminham em direção da defesa da cidadania e da ética.
Quem ousa divulgar fatos e ocorrências registrados no nosso município tem sido alvo de pressões, e muitas vezes de ações descabidas com o único intúito de promover o medo, o recuo e a inibição no assegurado direito à Liberdade de Expressão.
Os poderosos ao longo da história, sempre imaginaram ser possível " CALAR A BÔCA " de qualquer cidadão, através da pressão e atitudes rasteiras. Agora vivemos um outro momento e a sociedade tem consciência dos seus deveres e direitos para manter viva a democracia. DIGA NÃO A MORDAÇA.
Se os homens de bem da imprensa serrinhense vacilarem, vai acontecer o mesmo acontecerá aqui. Interessante: fora do poder, as pessoas criticam, quando estão nele querem calar a boca de quem fala, simplesmente, a verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário