A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (24) uma operação contra um grupo suspeito de fraudar licitações na Prefeitura Municipal de Jeremoabo, no interior da Bahia. A ação, que contou com cerca de 30 policiais federais, cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Jeremoabo, incluindo a sede da Secretaria Municipal de Educação, e Paulo Afonso.
O esquema, segundo as investigações, consistia na criação de empresas ‘laranjas’ para participar das licitações de transporte escolar. As empresas, em sua maioria com sócios fictícios, apresentavam preços superfaturados, causando desvio de recursos públicos.
De acordo com a PF, para dificultar a investigação e a participação de outras empresas nas licitações, os suspeitos alteravam a razão social das empresas ‘laranjas’ e criavam novas empresas dentro do mesmo grupo. Além disso, segundo a polícia, os documentos e links necessários para a participação das empresas nos certames não eram disponibilizados de forma transparente na plataforma utilizada para fazer a publicidade das licitações, o que limitava a concorrência.
A PF informou que a operação teve como objetivo coletar provas para embasar as investigações de fraude e desvio de recursos públicos. Durante a ação, os policiais federais apreenderam R$ 133 mil em espécie e realizaram uma prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo de calibre restrito.
A PF ainda investiga a quantia total do prejuízo e busca identificar outros membros da organização criminosa.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário