Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do município de Araci, na região sisaleira da Bahia, desenvolveram o projeto ‘Ecosisal Bag’ com o objetivo de substituir sacolas convencionais por ecobags feitas de bioplástico de sisal.
A professora Pachiele da Silva orientou a equipe no projeto, que visa reduzir a poluição ambiental e valorizar os recursos naturais locais. “A pesquisa foi realizada através de testes laboratoriais na nossa escola, envolvendo inúmeros ajustes de metodologia até alcançarmos o resultado esperado, um bioplástico sustentável e renovável para a fabricação da sacola”, explica.
A professora destaca que o uso do sisal como matéria-prima também pode gerar oportunidades de emprego na comunidade, especialmente em áreas rurais onde a planta é cultivada.
Com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), os estudantes terão a oportunidade de participar da Rota Científica Escolar, uma olimpíada latino-americana de ciências que acontece em Assunção, capital do Paraguai. O próximo passo é aprimorar o design e a funcionalidade das sacolas biodegradáveis para atender a possíveis expectativas dos consumidores, como qualidade e usabilidade.
O projeto ‘Ecosisal Bag’ faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação da Bahia e, além da orientação de Pachiele da Silva, conta com participação dos professores Carine Tondo e Luciano Hocevar. A equipe é composta ainda pelos estudantes Gabriel Silva, Nícolas Pimentel, Êdrian Santana e Taiala de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário