Intensificação da higiene das mãos, distanciamento entre mesas e cadeiras, medição de temperatura, uso de máscaras e manutenção de ambientes ventilados são algumas das recomendações divulgadas pelo governo federal para orientar os gestores regionais, professores e profissionais da educação básica na volta às aulas presenciais.
O guia que traz os protocolos está na portaria assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, na quarta-feira (4). As medidas também poderão ser aplicadas na educação profissional e tecnológica de nível médio. As redes estaduais e municipais de ensino, no entanto, continuam com autonomia para organização de seus sistemas.
O ministério da Saúde disse que já destinou R$ 454 milhões aos municípios para garantir a aquisição de materiais e insumos necessários para prevenir a Covid-19, e que o recurso está disponível para escolas de ensino básico da rede pública de todo o país.
“As crianças têm sido muito penalizadas. Sabemos que o advento da tecnologia possibilita às aulas a distância, mas o presencial nunca será substituído. Por isso que todo mundo tem olhado para a volta às escolas com muita atenção. Há um consenso: o retorno às aulas não pode mais ser postergado”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
O Ministério da Saúde disse que já enviou doses da vacina contra a Covid-19 para imunizar, com pelo menos a primeira dose, 100% dos trabalhadores da educação do ensino básico e ensino superior dos estados e Distrito Federal. De acordo com a pasta, mais de 3,2 milhões de profissionais da educação do ensino básico já tomaram a primeira dose e mais de 594 mil estão com o ciclo vacinal completo ou tomaram a vacina de dose única. Entre os profissionais do ensino superior, mais de 343,9 mil já tomaram a primeira dose e 35 mil a dose única ou as duas doses da vacina.
“Hoje já temos, praticamente, as vacinas necessárias distribuídas em todos os lugares, em todos os estados. Desejo que a nação brasileira possa retomar as aulas para que a gente possa tentar voltar à normalidade no âmbito da educação”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Notícias de Santaluz
Nenhum comentário:
Postar um comentário