Em maio, quando se observou uma recuperação do consumo das Classes C e D no Brasil de 8%, a Bahia esteve na contramão desse cenário com retração de 3% em relação a abril, segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Banco Santander. Foi a maior queda percentual entre os 11 estados analisados pela pesquisa.
As maiores quedas na Bahia foram nos setores Automóveis e Veículos (-33%), Hotéis e Motéis (-27%) e Companhias Aéreas (-27%). Alguns apresentaram crescimento, como Transporte (22%), Restaurante (11%) e Combustível (9%).
A queda em maio reforça a trajetória, nos últimos meses, de retração sucessiva na Bahia. Em abril, o recuo foi de 1%, contra 10% em março e 18% em fevereiro.
Em relação aos dois estados da região, também analisados pela Superdigital, o desempenho da Bahia ficou bem abaixo de Pernambuco, que cresceu 4%, e Ceará, com oscilação negativa de 0,3%. Todas as regiões do Brasil apresentaram melhora, mas o crescimento mais robusto foi no Norte (14%) e no Sudeste (10%). Sul, Centro-Oeste e Nordeste tiveram alta de 9%, 5% e 2%, respectivamente.
Já o Brasil registrou um crescimento de 8%. O resultado aponta uma boa recuperação, uma vez que em fevereiro, março e abril, a pesquisa apresentou quedas sequenciais. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D.
Os setores que mais alavancaram os números foram Lojas de Roupas (12%), Transportes (10%), Restaurante (10%), Combustível (8%) e Hotéis e Motéis (8%). Os gastos que mais tiveram queda foram com Diversão e Entretenimento (-19%), principalmente, jogos online.
Neste mês, foi possível fazer uma análise sobre o comportamento de consumo, em que as pessoas passaram a fazer mais compras em estabelecimentos comerciais físicos e menos no e-commerce, fato relacionado à reabertura gradual do comércio e maior mobilidade.
Em abril o consumo online representou 25% do total das compras e passou para 22% em maio. Já o consumo em lojas físicas passou de uma representatividade de 75% em abril para 78% em maio, com aumento nas categorias Diversão e Entretenimento (81%), Serviços (12%), Lojas de Roupas (9%) e Restaurante (7%).
Para Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil, “depois do fechamento do comércio que houve no início do ano, as pessoas voltaram a ir a restaurantes e lojas. Percebemos uma mudança até no consumo de entretenimento, já que nos meses anteriores identificamos crescimento de gastos com jogos online. Agora, o consumo está sendo em parques de diversão, academias, entre outros serviços presenciais”.
Esta avaliação fica ainda mais evidenciada observando os valores médios gastos em maio com cada modalidade. Os que mais cresceram foram em Companhias Aéreas (7%), Hotéis e Motéis (5%) e Restaurante (4%). “As pessoas estão gastando com itens que dependiam de maior circulação. Conforme o avanço da vacinação, elas se sentem mais confiantes para viajar, ir a um restaurante ou espaço público”, afirma a executiva.
Acesso à pesquisa completa neste link: https://superdigital.com.br/blog/images/Indice_Mai21_estados_pdf.pdf
Sobre a Superdigital
A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,7 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.
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