A Justiça Federal determinou, nesta quinta-feira (21), a construção de 105 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista, que possam atender a macrorregião do sudoeste da Bahia, em até 36 meses.
Desde 2016, uma ação civil pública aponta insuficiência nas UTI’s e pede leitos para beneficiar a macrorregião sudoeste do estado. O município de Vitória da Conquista, o terceiro maior do estado, apresentou recurso da decisão judicial com o resultado da ação civil pública conjunta ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) e também pela Defensoria Pública da Bahia.
Além da construção, a Justiça Federal determinou a inauguração e também habilitação dos leitos de UTI na macrorregião sudoeste, sendo 80 para adultos e 25 para UTI’s pediátricas.
A sentença judicial fixou um prazo de 12 meses para que a União, o Governo da Bahia e o município coloquem em funcionamento pelo menos 30% desses leitos, equivalente a 24 leitos adultos e oito pediátricos.
O G1 disse que entrou em contato com a União, com o Governo da Bahia e com a prefeitura de Vitória da Conquista e aguarda o posicionamento dos órgãos sobre o caso.
Do Portal NS/Fonte:TV Sudoeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário