Foto: Divulgação
Cientistas apresentaram estudos e descobertas sobre a maneira como a infecção pelo novo coronavírus impacta os rins durante o 57º congresso da Associação Renal Europeia, nesta semana. Entre as informações apresentadas está a da Universidade de Bordeaux, na França, que diz que a insuficiência renal aguda (IRA) afeta até 80% das pessoas com quadros graves de Covid-19.
O artigo com os resultados foi publicado na Clinical Kidney Journal. A publicação informa que o vírus infecta as células do sistema tubular renal porque elas têm o receptor ACE2, que o Sars-CoV-2 usa para invadir as células humanas.
Reportagem da Revista Galileu destaca que essa condição faz com que as células do sitema tubular sejam prejudicadas, o que é um problema porque elas são responsáveis por garantir a reabsorção de substâncias importantes, como glicose, bicarbonato, potássio, fosfato e proteínas. Esse quadro causado pelo novo coronavírus pode causar, segundo o estudo, a chamada síndrome de Fanconi, uma doença em que substâncias e nutrientes importantes para o corpo são perdidos na urina.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário