Foto: Divulgação
Com a recente inauguração do Centro de Hemodiálise do Subúrbio e 206 leitos ocupados sendo liberados – apenas em Salvador –, a Central Estadual de Regulação passa a contar com 800 leitos hospitalares disponíveis para a população.
Já o programa estadual de desospitalização (internação domiciliar), implantado há quatro meses, já retirou dos hospitais, em todo o estado, mais de 300 pacientes crônicos, que hoje são assistidos em suas casas por equipes contratadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Na área de ortopedia, pouco mais de 300 pacientes aguardam hoje na fila da regulação pela realização de procedimentos cirúrgicos. Com a inauguração de 46 leitos de enfermaria no Hospital Geral do Estado (HGE), dedicados exclusivamente ao pós-operatório imediato de cirurgias ortopédicas, e mais 102 leitos abertos no Hospital Alayde Costa, que fará o pós-operatório até a alta, poderão ser realizadas mais 500 cirurgias por mês, além das que já vinham sendo realizadas na rede, impactando na liberação de mais de 300 leitos em todo o estado.
A meta da Sesab é eliminar a fila de procedimentos ortopédicos com mais de dois dias de espera no sistema e trabalhar para que a rede estadual seja ajustada para atender, em menos de 24h, toda a demanda cirúrgica ortopédica que venha a surgir.
Do Portal Bahia Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário