O Tribunal Regional Eleitoral – TRE-BA, em sessão plenária na tarde desta segunda -feira, 23, decidiu pela cassação do mandato do prefeito de Conceição do Coité, Francisco Assis(PT) e da sua vice Genivalda Pinto (PSD) popularmente conhecida por Val de Alex, cuja chapa é acusada pela Coligação A Voz do Povo que na eleição de 2016 foi encabeçada por Vertinho e Renato por compra de votos.
O processo esteve em pauta nos últimos dois meses no TRE e de lá para cá ocorreram três pedidos de vistas e um adiamento do julgamento. Nesta segunda, não estava na pauta de votação, ou pelo menos o prefeito não foi avisado, já que foi informado da decisão no inicio da noite quando se encontrava em um sepultamento no Distrito de Salgadália.
A votação pela cassação de Assis e Val foi de cinco desembargadores a favor contra dois que foram contrários.
Apesar da decisão ainda cabe recurso ao TRE e Assis continua frente a administração do Município, ao contrário do que muitos, inclusive correligionários esperavam, seu afastamento de imediato e o presidente da Câmara assumindo a cadeira do executivo.
Em resumo: foi acatado parcialmente o pedido de cassação pela maioria dos desembargadores, sem afastamento de imediato e a cassação só poderá ocorrer em definitivo após o transitado em julgado.
Veja como ocorreu a votação (Obs: foram vários processos em 2h23, porém o assunto relacionado a Coité pode ser visto do tempo 56:18 até 1;13.
Oposição em festa pelas ruas da cidade
Tão logo foi divulgado o resultado do TRE pela cassação do prefeito e da vice, centenas de pessoas que esperavam pela decisão foram para o centro da cidade, muitos com bandeiras na cor vermelha com o número 25 de Vertinho, carros buzinando pelas ruas e musicas da campanha.
Informações passadas ao Calila Noticias dão conta que as principais lideranças do grupo de oposição de Coité estão preparando uma grande festa ainda nesta noite para entrar na cidade com Vertinho, Renato e deputado Tom Araújo, mas não tivemos informações oficiais.
Do Portal Calila Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário