Após muitas especulações, inclusive sobre risco de continuidade da competição, a Copa do Nordeste está garantida com "cara nova" em 2019. Os clubes participantes aprovaram, nesta terça-feira (15), o novo formato.
No próximo ano, o Nordestão terá 16 clubes, divididos em dois grupos de oito. Na primeira fase, eles se enfrentam no sistema grupo contra grupo. Por isso, clubes rivais do mesmo estado, como Bahia e Vitória, ficarão em grupos separados, o que garante clássicos desde a primeira fase. A iniciativa visa à melhora na média de público.
Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, onde não mais ocorrerá sorteio para definição dos confrontos. A partir da próxima edição, as quartas terão 1º de um grupo contra 4º do outro e 2º de um grupo contra 3º do outro.
Outra novidade está no número de jogos. As quartas de final e a semifinal serão realizadas com jogos únicos. O time de melhor campanha mandará o duelo em sua casa. Porém, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.
As outras mudanças propostas pelos clubes, com a redução do número de participantes para 12 com a inclusão de duas divisões e rebaixamento serão discutidas posteriormente com vistas à edição de 2020.
Do Portal Galáticos Online/Foto: CBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário