A ex-ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, morreu na manhã desta terça-feira (12) em Porto Alegre. Luíza lutava contra um câncer de pulmão.
Gaúcha, Luiza teve todo o seu histórico de militância negra e feminista construído na Bahia, estado onde tornou-se secretária de Promoção da Igualdade (Sepromi), em agosto de 2008.
Secretária do governo Jaques Wagner, Luiza Bairros foi convidada pela presidente Dilma Rousseff a assumir o ministério da Igualdade Racial. Conhecida do movimento negro, sua indicação para assumir o Ministério da Promoção da Igualdade Racial foi muito comemorada pela comunidade negra baiana.
“Ela foi do movimento negro a vida toda e adotou a Bahia como a casa dela. É uma perda para a população, especialmente para o movimento negro. Uma perda irreparável. Ela era brilhante, bem-humorada, militante. Quando ela falava, ela tinha uma voz muito grave, parava todo mundo para escutar. Quem falava depois dela quase não tinha o que dizer. Era muito eloquente, inteligente”, lembra a amiga e jornalista Isabel Ribeiro, que trabalhou com Bairros na Sepromi.
Luiza tinha pós-graduação em Sociologia e mestrado em Ciências Sociais pela Ufba, com vários livros publicados sobre as lutas dos negros e das mulheres.
Em 28 de novembro de 2013 por indicação da deputada Fátima Nunes (PT) a então ministra recebeu titulo de Cidadã Baiana, na ocasião o Calila Noticias acompanhou a solenidade (Veja)
Não há informações sobre o sepultamento da ex-ministra.
Do Portal CN/Fonte: Correio24horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário