O 21 de Abril, feriado, é uma data muito especial no calendário brasileiro. Não se trata apenas de um dia de folga, mas sim de um marco para a história do país.
A história brasileira é repleta de figuras heroicas. Muitos movimentos tomaram conta do país buscando a libertação de Portugal, ou seja, os brasileiros não queriam ficar à mercê do domínio da coroa portuguesa. Entre as tantas rebeliões, vale destacar a Inconfidência Mineira, que teve Tiradentes como um dos seus principais membros.
O Dia de Tiradentes foi instituído em homenagem à Joaquim José da Silva Xavier, considerado um dos principais ativistas da história brasileira. Foi exatamente no dia 21 de abril de 1792 que Tiradentes foi executado como um criminoso, após liderar um movimento que buscava o fim da colonização portuguesa. Além de ser condenado à morte, ele também foi esquartejado e os pedaços do corpo ficaram expostos em público para amedrontar os demais participantes da rebelião.
Muitos anos após sua morte, Tiradentes finalmente foi reconhecido como um herói. Cerca de 150 anos após a sentença, a data do seu falecimento se transformou em feriado nacional.
E quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerias no ano de 1746. Ele sofreu desde pequeno com a perda de seus pais, ainda quando criança, sendo então criado pelo seu padrinho na cidade de Villa Rica (atual Ouro Preto).
Ainda jovem decidiu trabalhar como vendedor ambulante, mais tarde tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Outras funções que Tiradentes realizou foram: tropeiro, comerciante, minerador, entre outros. Aos 18 anos ingressou na carreira militar sendo soldado da arma de cavalaria.
Como um dos líderes da Inconfidência Mineira, em 1789, que deu inicio ao processo de Independência do Brasil, Tiradentes foi preso e condenado. Em 21 de abril de 1792, ele foi executado como exemplo para amedrontar os que se insubordinaram contra a Metrópole.
Do Portal Interior da Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário