A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa esteve bastante agitada nesta terça-feira (01). Trata-se de uma audiência pública que debateu a crise da lavoura cacaueira, reunindo parlamentares, secretários de Governo e produtores e entidades do setor. O deputado Gika Lopes marcou presença e ratificou seu apoio à causa.
Dentre as principais necessidades da região cacaueira, composta por 89 municípios, estão a criação de políticas públicas e novos créditos para o setor, mais investimentos e fortalecimento da assistência técnica com a criação de concursos públicos.
Outro ponto importante ponto destacado pelo presidente do Sindicato Rural de Ilhéus, Milton Andrade, foi a questão do Drawback. Segundo ele, precisa-se rever tal regime porque, com a desoneração de impostos na importação, os produtores perdem R$ 50 na arroba de cacau, gerando um prejuízo de R$ 500 milhões.
APOIOS
O coordenador da Subcomissão de Agricultura Familiar na Assembleia, deputado Gika Lopes, reforçou o seu apoio aos produtores. “O cacau é a terceira receita agrícola do nosso Estado e o principal produto de uma região que comporta aproximadamente 3 milhões de habitantes, motivos suficientes para damos uma atenção especial e nos dedicarmos na reivindicação dos direitos do setor,” destacou o parlamentar.
Como resultado da audiência, foi criada uma comissão, formada com deputados e produtores, que levantará uma pauta positiva com os pleitos da região a ser levada aos governos Estadual e Federal.
Da Assessoria de Comunicação do Deputado estadual Gika Lopes (PT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário